O modelo DISC é uma metodologia de análise comportamental desenvolvida com base nos estudos do psicólogo William Moulton Marston que categoriza o comportamento humano em quatro perfis comportamentais principais:
Esta ferramenta é amplamente utilizada em contextos empresariais para melhorar a comunicação, a liderança e a qualidade das relações interpessoais e do ambiente de trabalho.
A aplicação da metodologia DISC no contexto empresarial é fundamental para identificar padrões comportamentais e auxiliar gestores e colaboradores a melhor compreenderem as suas próprias formas de agir (autoconhecimento comportamental), bem como as dos seus colegas. (hétero conhecimento comportamental) Isso possibilita uma gestão de pessoas mais eficiente, alocação adequada de funções e consequentemente o fortalecimento da cultura organizacional.
Características dos 4 Perfis DISC
Cada um dos perfis DISC apresenta características distintas que influenciam a maneira como as pessoas interagem e tomam decisões na execução das suas funções:
Necessitam interagir, comunicar, inovar, liberdade de ação, e ambientes nos quais possam expressar as suas opiniões. Têm um ótimo perfil para motivar outras pessoas, mas podem ter dificuldades na organização e em manter o foco em detalhes.
São trabalhadores cooperativos, pacientes, confiáveis, sistemáticos e focados em manter um ambiente de trabalho estável e previsível (rotinas bem estruturados). São orientados aos processos e valorizam o trabalho desenvolvido em equipa. Necessitam de segurança, confiança num líder e feedback frequente. Normalmente podem resistir a mudanças e precisam ser incentivadas a sair da sua zona de conforto.
Segundo o modelo DISC estes colaboradores são precisos, lógicos, analíticos, organizados e adoram regras e procedimentos. São orientados para a alta qualidade no trabalho e baseiam-se em normas, dados e evidências. Necessitam de ter clareza sobre o que é esperado deles e procedimentos de trabalho perfeitamente definidos. Gostam de regras e padrões claros, mas podem ser vistos como excessivamente críticos e/ou inflexíveis.
A Importância da Flexibilidade e Adaptabilidade comportamental nas empresas
No atual contexto empresarial, a capacidade de adaptar e flexibilizar a abordagem comportamental e comunicacional é um fator essencial para promover uma boa comunicação, uma liderança eficaz e um ambiente de trabalho harmonioso.
O entendimento dos diferentes perfis DISC promove a flexibilidade comportamental e comunicacional permitindo que gestores e colaboradores se adaptem melhor aos desafios do dia a dia tornando-se mais receptivos a feedbacks, a mudanças e às diferentes abordagens de diferentes perfis.
A metodologia de análise comportamental DISC é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Ao promover um ambiente de trabalho onde os indivíduos se compreendem e adaptam o seu comportamento e comunicação para interagir de forma mais assertiva, a metodologia DISC contribui diretamente para a criação de uma cultura de feedback positivo e consequentemente para a melhoria da produtividade e da eficiência organizacional.
Preencha este breve formulário ou entre em contacto connosco para Inscrições ou mais informações sobre os nossos Programas.
Somos uma empresa de Consultoria e Formação com quadros altamente qualificados e experientes.
Especializamo-nos na área Comportamental e no potenciar do Capital Humano.
Rua de Oslo, 77, Loja AC 152
4460-388 Senhora Da Hora
Segunda - Sexta | 09:00 - 18:00
+351 926 911 965
Chamada para a rede móvel nacional