Técnicas para a Gestão do Stress

Neuro-Biofeedback-Formassim-Contactos-banner-Formacoes-Consultoria-Mentoria-Senhora-da-Hora

Neuro e Biofeedback

O Neuro e Biofeedback são técnicas auxiliaries de diagnóstico e terapêuticas com recurso à alta tecnologia desenvolvidas pela NASA. São técnicas de interface Computador-Cérebro (Neurofeedback) e Computador-Corpo (Biofeedback) que permitem não só a monitorização em tempo real mas também a autorregulação da atividade do sistema nervoso nas suas diferentes afetações.

O biofeedback começou desenvolver-se entre as décadas de 1950 e 1960, quando pesquisadores começaram a explorar sinais fisiológicos, como a frequência cardíaca, tensão muscular e temperatura da pele, poderiam ser monitorizados e usados para melhorar a saúde. Um dos marcos foi o trabalho do psicólogo americano Neal Miller, que demonstrou que funções autónomas — anteriormente consideradas fora do controlo consciente — podiam ser reguladas voluntariamente através de técnicas de condicionamento.

Já o neurofeedback surgiu como uma ramificação do biofeedback, com foco específico na atividade cerebral. Em 1968, o pesquisador Barry Sterman fez uma descoberta revolucionária ao treinar gatos para aumentar determinadas frequências de ondas cerebrais — conhecidas como ondas SMR (Sensory Motor Rhythm) — e percebeu que esta técnica melhorava a resistência dos animais a convulsões. Pouco depois, a mesma técnica foi aplicada em humanos com epilepsia, resultando numa redução significativa na frequência e intensidade das crises.

O biofeedback é um método que permite visualizar em tempo real os processos fisiológicos que têm lugar no nosso corpo, relacionados com a ativação ou desativação do sistema nervoso. É um dos métodos mais eficazes para enfrentar os múltiplos problemas derivados da doença do século XXI: O STRESS.

Graças ao biofeedback e mediante a utilização de sistemas especiais de registo de dados, podemos medir parâmetros como a frequência cardíaca, tensão muscular, volume de fluxo sanguíneo, respiração e força.

Treino em Neurofeedback/Biofeedback para a gestão do stress Formação Formassim

Estes métodos permitem às pessoas o  poder de autorregular a mente e o corpo de forma consciente. Mas como funcionam?

O neurofeedback foca diretamente na atividade cerebral, são colocados sensores no couro cabeludo que nos permitem monitorizar a atividade elétrica do cérebro (ondas cerebrais) em tempo real. Quando a pessoa vê como seu cérebro está a funcionar, aprende a modificar padrões e consegue autocontrolo. Imaginemos alguém que sofre de ansiedade crónica, com o neurofeedback essa pessoa pode ver, em tempo real, como o seu cérebro produz ondas rápidas associadas ao estado de alerta excessivo. Através de exercícios guiados, aprende a “acalmar” essas ondas, promovendo estados mais equilibrados. Com o tempo, essa prática torna-se automática — o cérebro aprende novos padrões mais saudáveis, assim como um músculo que e fortalece com o treino contínuo.

Enquanto o neurofeedback se concentra no cérebro, o biofeedback monitoriza outros processos fisiológicos — como a frequência cardíaca, respiração, temperatura da pele, tensão muscular e sudorese. Os sensores são colocados no corpo e captam, em tempo real, as respostas do corpo às emoções e pensamentos.

O objetivo do biofeedback é ajudar as pessoas a reconhecerem padrões de stress e tensão física, para então aprenderem a controlá-los de forma consciente. Por exemplo, uma pessoa que sofre de hipertensão pode perceber como seus níveis de stress aumentam a sua tensão arterial. Com técnicas de respiração e relaxamento, ela aprende a reduzir esses níveis, prevenindo problemas cardiovasculares a longo prazo.

Estas tecnologias oferecem vantagens significativas na prevenção do stress e do burnout, uma vez que  ajuda a fortalecer a autorregulação emocional e fisiológica. Estas técnicas não tratam apenas os sintomas, atuam diretamente nas causas, ensinando o corpo e a mente a responderem de forma mais equilibrada aos desafios diários.

Ao ajudar as pessoas a reconhecerem seus próprios limites e a desenvolverem estratégias eficazes para manter o equilíbrio e a saúde mental, o neurofeedback e o biofeedback não só previnem o stress e estados de burnout, mas também promovem um estilo de vida mais saudável e sustentável.

Contate a nossa equipa para obter informações sobre as nossas soluções de mentoria e consultoria com recurso ás técnicas de Neuro e Biofeedback.

Para Inscrições
ou Mais Informações

Preencha este breve formulário ou entre em contacto connosco para Inscrições ou mais informações sobre os nossos Programas.