Liderança Situacional

Flexibilidade que Transforma Equipas
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” (Leon Megginson sobre “A Origem das Espécies” de Charles Darwin.
Liderar é um constante desafio de adaptação. Liderar exige, em cada momento, saber ajustar o leme ao vento e o modelo de Liderança Situacional apresenta uma bússola muito eficaz para formar líderes mais conscientes e adaptáveis capazes de responder aos atuais desafios de mudança.
🧩 O que é o Modelo de Liderança Situacional?
Desenvolvido por Paul Hersey e Ken Blanchard, o modelo de liderança situacional é uma das metodologias de liderança mais utilizadas em todo o Mundo. Este modelo defende que não existe um único estilo de liderança ideal para todas as situações. O líder eficaz é aquele que sabe adaptar o seu estilo em função dos diferentes níveis de desenvolvimento (competência e compromisso) dos seus liderados em relação a uma tarefa ou objetivo específico.
No atual contexto de trabalho, caraterizado pela diversidade e pela mudança, esta capacidade de flexibilizar e adaptar o estilo de liderança às necessidades de acompanhamento e desenvolvimento de cada colaborador e até mesmo às diferentes fases de desenvolvimento do mesmo colaborador, é sem dúvida um fator central na promoção de uma liderança eficaz.
O modelo propõe quatro estilos de liderança que devem ser utilizados em função dos diferentes níveis de desenvolvimento do colaborador:
• Dirigir (E1) – Alta direção, baixo apoio: adequado para colaboradores inexperientes, ainda com baixos níveis de competência para a função.
👉 Exemplo: Um novo colaborador que acaba de entrar na equipa e precisa de instruções detalhadas sobre processos básicos.
• Orientar (E2) – Alta direção, alto apoio: direcionado para colaboradores que têm já alguma competência, mas necessitam de reforçar a motivação/confiança.
👉 Exemplo: Um colaborador recém-promovido que já domina aspetos técnicos, mas está inseguro no novo papel de liderança.
• Apoiar (E3) – Baixa direção, alto apoio: estilo a utilizar quando o colaborador tem competência para a função, mas apresenta baixos níveis de envolvimento ou confiança.
👉 Exemplo: Um colaborador experiente que atravessa um período de desmotivação e precisa de apoio e reconhecimento para recuperar o empenho.
• Delegar (E4) – Baixa direção, baixo apoio: estilo ideal para colaboradores experientes e autónomos.
👉 Exemplo: Um colaborador sénior que já demonstrou consistência e pode assumir responsabilidades de forma independente.

🎓 Formar Líderes flexíveis e conscientes
O modelo de liderança situacional oferece aos líderes uma estrutura simples, mas simultaneamente muito eficaz para:
– compreender os diferentes níveis de desenvolvimento dos colaboradores;
– ajustar o seu estilo de liderança com intencionalidade, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional de cada elemento da sua equipa
O modelo oferece um guia, uma linguagem comum orientada para a preparação e capacitação de líderes mais empáticos, flexíveis e estrategicamente conscientes.
O modelo de Liderança Situacional desafia os líderes a serem mais observadores das suas pessoas, mais intencionais no seu comportamento e mais flexíveis na sua comunicação. Os bons líderes são aqueles que em vez de utilizar apenas um estilo único de liderança, sabem flexibilizar de forma estratégica e consciente a sua abordagem entre comportamentos de direção ou apoio, de modo ajustado a cada pessoa e a cada momento.
Formar líderes na utilização do modelo situacional de liderança é formar líderes humanos, conscientes do seu impacto nas pessoas que lideram e capacitados para fazer evoluir as suas equipas.
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